Apartamento mobiliado para alugar

Quais os cuidados na hora de locar um imóvel mobiliado

Quando pensamos em alugar um apartamento, logo elencamos o que é prioridade na hora da busca. E um dos pontos mais importantes é a mobília. Conforto e praticidade são palavras chaves na hora de escolher um apê.
O conforto de não precisar procurar móveis, aguardar a instalação, ou ainda, ter que desmontar tudo depois na hora de deixar o imóvel. Hoje em dia, a busca pelo pronto para usar está cada vez maior! Isso, porque se muda de endereço com muito mais frequencia. Seja por cursar uma faculdade, fazer um estágio ou ir trabalhar em outra cidade.
Então na hora de alugar, é preciso ter em mente:
Locador: Os móveis e eletrodomésticos estarão a disposição do locatário. Existe o que chamamos de "depreciação/desgaste natural" de móveis e eletros devido ao uso normal e responsável e também devido ao tempo. Não são considerados aqui quebras de equipamentos por mal uso.
Locatário: É importante olhar da mesma forma do locador, os móveis e equipamentos estão disponíveis para o bom uso do locatário. 
Para cercar as dúvidas em relação ao estado dos itens, é feito um Laudo de Vistoria antes da ocupação do imóvel e depois que ele é devolvido (na devolução das chaves). Com um levantamento fotográfico e detalhamento de itens contidos é possível comparar o estado do antes e depois do imóvel e da composição.

Se o móvel ou qualquer outro item estiver quebrado, quem alugou (locatário) será o responsável. Por isso é importante saber se aquilo já estava quebrado ou não.

Assim, ambas as partes ficam seguras em disponibilizar e utilizar o que está dentro do imóvel com responsabilidade.

Um detalhe importante para quem é locador, é não colocar itens de valor sentimental no imóvel, uma vez que estão passíveis de serem danificados, claro, que com ressarcimento do locatário no caso de dano. Mas existem objetos que vão além do custo monetário, tipo peças de família, objetos de viagens importantes, esses não são recomendados deixar no imóvel. Procurar uma decoração e móveis mais neutros seria o mais acertado! Quem vai dar o gosto pessoal é o inquilino. E isso com poucas peças e objetos já fica resolvido!

Simplificando, para quem é locador: procure deixar/disponibilizar uma mobília mais neutra e sem objetos de valor sentimental. 
Para quem é locatário: lembre-se sempre do bom uso dos móveis e equipamentos e se quiser fazer alguma modificação, comunicar e pedir autorização com antecedência para o locador!
Para ambos, lembrar do Laudo de Vistoria para se certificar do estado de todos os itens do imóvel alugado!

Alugar um imóvel é muito tranquilo quando são tomadas as medidas necessárias para resguardar ambas as partes!

Compartilhe: