As vantagens de ter estar com a documentação em dia!

Porque estar atento aos documentos do imóvel é importante para a venda!

Uma coisa que todo mundo quer ao comprar um imóvel, é que a documentação dele esteja em dia! Registro, averbações, impostos pagos, enfim, livres e desembaraçados.
A questão é que nem sempre o imóvel está dentro destas condições. As vezes a falta de conhecimento do que se refere cada documento é a razão de o imóvel ter pendências. Por exemplo a diferença de escritura e registro. A escritura pública é um documento público oficial que valida um acordo entre as partes. É elaborada no cartório de notas e é feita logo após a assinatura do contrato de compra e venda. No caso de financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura, mas no caso de pagamento a vista, é necessário a confecção de uma escritura pública em um tabelionato de notas. Mas não termina por aí. Agora é necessário levar a escritura ou o contrato de financiamento para o cartório de registro de imóveis. De acordo com a lei, somente quem registra seu imóvel torna-se realmente dono.
Em Joinville há 3 cartórios de registro de imóveis, cada bairro é atendido por uma circunscrição, ou seja, cada ofício de registro de imóveis atende uma respectiva circunscrição. Assim, de acordo com o bairro, a escritura ou contrato de financiamento é levado para registro no cartório de registro de imóveis.

Essa parte, mesmo que não seja por vezes simples de resolver, é fundamental. Além do registro, é importante se certificar que o imóvel esteja averbado. A averbação do imóvel é a atualização de informações relativas ao imóvel e ao seu proprietário. Por exemplo, no registro deve constar se há construção no terreno e a metragem dela. Assim também o estado civil do proprietário, formal de partilha, enfim, sempre que há novas alterações que sejam relativas ao imóvel. Ainda sobre a construção quando está averbada, o processo de venda torna-se muito mais simples e menos restritivo em caso de financiamentos.

A respeito das áreas e terrenos, além de ter a documentação em dia, é interessante fazer uma Consulta de Uso e Ocupação para conhecer o que pode ou não ser construído e também qual a área total de aproveitamento do terreno. E assim também saber se haverá necessidade de Licenças junto aos órgãos competentes. Essas informações são dados importantes para os futuros compradores.

Na hora de vender um imóvel, é sempre bom pensar e se colocar no lugar do comprador, de como você gostaria de comprar um imóvel e em que condições ele se encontra no caso das documentações. Imóveis regularizados tendem a ter mais facilidade de vender tanto pelo processo mais ágil quanto pelas maiores possibilidades de negociação!

O corretor de imóveis pode analisar e orientar o cliente indicando o que é necessário para que a documentação do imóvel esteja em dia e com todas as informações necessárias!
 

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