MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2022

Para apresentar um cenário do mercado imobiliário para 2022 devemos descrever um pouco como está sendo o ano de 2021.

Para apresentar um cenário do mercado imobiliário para 2022 devemos descrever um pouco como está sendo o ano de 2021.

 

Temos uma condição favorável em relação as taxas de financiamento imobiliário, por conta da taxa SELIC, e a nossa economia deverá fechar o ano com uma evolução positiva do PIB na casa dos 5%. Além do mais, nossa região é uma das que apresenta crescimento em relação a contratação de mão de obra. Todos estes fatores estão sendo importantes para termos um mercado imobiliário que encerrará 2021 de forma positiva, com destaque para o segmento de imóveis residenciais de maior valor.

 

Para 2022 está se prevendo um aumento da taxa SELIC, e um PIB com crescimento menor, mas isto não deverá impactar o mercado imobiliário ao ponto de criar uma expectativa negativa para o setor. Será também um ano de eleições presidenciais, que sempre é um fator importante para se considerar no cenário econômico.

 

Mas continuamos otimistas em relação a 2022, pois pesquisas realizadas para o mercado imobiliário mostram que a compra do imóvel, uma das nossas necessidades primárias, continua sendo um dos objetivos mais importantes para a maioria das pessoas. E o financiamento imobiliário, que é um fator importante para o setor, não deverá ser muito impactado pelo aumento da taxa SELIC. Assim continuará havendo oferta de recursos para financiamento.  Outro fator que fará com que os financiamentos imobiliários continuem sendo um propulsor para as vendas, é a entrada das Proptechs no mercado imobiliário, aumentando a concorrência entre os bancos, na oferta de crédito para compra de imóveis.

 

Também para os investidores, continuará sendo interessante o investimento em apartamentos menores, para geração de renda através da locação.

 

Quanto ao mercado corporativo, há também uma movimentação positiva neste ano, na prospecção de espaços tanto nos setores industriais, quanto nos setores varejista e de logística, que resultarão em investimentos para o próximo ano.

 

Quanto ao fator eleição, sabemos que o imóvel é um refúgio para quem quer segurança na aplicação dos seus recursos. Caso o cenário se apresente confuso em 2022, parte dos recursos dos investidores migrará para o mercado imobiliário como forma de proteção de patrimônio.

 

Assim, nós da Douglas Imóveis, continuamos otimistas em relação a 2022, prontos para atender nossos clientes, com responsabilidade, agilidade e conhecimento de mercado, sendo estas, atribuições importantes para quem quer realizar a uma boa compra ou venda de imóveis, tanto para fins residenciais, como para fins corporativos ou para investimentos.

Compartilhe: