PERSPECTIVAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021

O que esperar em 2021?

Diante do que vimos em 2020, por conta da pandemia causada pela COVID 19, não poderemos deixar de fazer nossas previsões e planejamentos, mas temos que ter em mente que deveremos estar preparados para as adversidades que o mundo moderno irá nos proporcionar tanto para o bem quanto para o mal. Sou otimista e acredito que a evolução humana ainda nos trará mais benefícios, mas penso que não escaparemos de momentos impactantes no decorrer dos próximos anos, como este vivenciado agora.

Referente a 2021, seguem minhas previsões, baseadas no que aconteceu em 2020 e em algumas perspectivas econômicas para este ano.

Há previsões indicando que a taxa SELIC fechará o ano com juros na casa dos 3%, para manter a inflação controlada, visto que atualmente os índices de inflação demonstram altas acima das metas previstas.  O PIB nacional tem previsão de fechar o ano com crescimento, assim como deveremos ter um PIB mundial em crescimento, puxado novamente pela Ásia.

Há uma expectativa por parte do mercado de que a vacina traga normalidade das atividades econômicas para contribuir com esta expectativa de crescimento.

No Brasil temos uma instabilidade política por conta da aprovação das reformas estruturais para dar suporte ao crescimento econômico. Que alguns atores deste processo atrapalhem menos, e que o nosso congresso trabalhe mais e de forma eficiente na aprovação das reformas.

Em 2020 tivemos de modo geral um cenário positivo para o mercado imobiliário, e a tendência é que continue assim em 2021. A taxa SELIC a 2% ao ano foi na minha opinião o fator determinante para ativar o mercado imobiliário. Em função desta taxa, temos hoje as menores taxas de juros para financiamentos imobiliários, o que estimula a compra de imóveis. Outro fator positivo em função da atual taxa SELIC, é que as aplicações financeiras de renda fixa, estão muitas vezes com remunerações negativas se descontarmos a inflação. Assim houve em 2020 e continuará neste ano, uma migração do capital para a compra de imóveis por parte dos investidores. Atualmente uma boa opção de investimento são os apartamentos compactos para locação. Sua taxa de retorno tem se mostrado interessante.

A forma de trabalho também poderá trazer impactos ao mercado imobiliário, pela possibilidade do modelo remoto, como ouvimos falar bastante, através do home office. Acredito que teremos para os próximos anos uma adequação para um modelo híbrido, onde as pessoas por necessidade trabalharão alguns dias da semana na empresa e nos outros dias terão a liberdade de trabalhar de forma remota em outro ambiente, seja ele em casa ou em outro local. Deste modo deveremos ter uma adequação nos novos projetos imobiliários para definir um espaço de trabalho dentro das residências.  Acredito também que haverá uma procura por salas comerciais menores que poderão ser compartilhadas, ou locadas por períodos menores. Vale lembrar que este é um modelo de trabalho que atinge parte da mão de obra ativa, pois muitos empregos ainda necessitam da presença física dos empregados no local de trabalho.

Como o mercado se mostra positivo, há expectativa de valorização dos imóveis. Com mercado positivo teremos também uma liquidez maior para venda destes ativos. Mas atenção, valorização e liquidez estão diretamente ligados a bons produtos, que por sua vez estão relacionados ao tipo de imóvel, qualidade construtiva, localização e valor adequado. Assim é muito importante você ser bem assessorado por profissionais que conheçam o mercado imobiliário onde o investimento será feito.

Devemos lembrar também que a diversificação dos investimentos é importante, e que bons imóveis são ativos seguros e que valorizam com o passar dos anos. Para finalizar, nós da Douglas Imóveis estaremos a sua disposição para prestar nossos serviços imobiliários, para venda e compra, locação, administração de locação e avaliação.

Fabrício Roberto Pereira
Corretor de imóveis com formação em engenharia civil.
Sócio gestor da Douglas imóveis.
(47) 99974-2702
fabricio@douglasimoveis.com.br

Compartilhe: