IMÓVEIS E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Quais as expectativas

Conforme a Lei de Moore, os processadores estão dobrando a suas capacidades de processamento a cada 18 meses, possibilitando a gigante evolução tecnológica que estamos tendo o privilégio de acompanhar e de nos beneficiarmos. 

Uma das mais recentes aparições no mercado foi o ChatGPT, que possibilita em questões de segundos, através da nossa interação com o chat de um site com Inteligência Artificial, obter informações sobre temas diversos. Outro aplicativo tecnológico, que está sendo cada vez mais comentado e aplicado é o Metaverso, que faz uma interação entre o mundo físico e o virtual.

Fiz esta pequena introdução com o objetivo de tratar brevemente sobre assuntos tecnológicos e virtuais, que estão e estarão cada vez mais presentes em nossa jornada, mas que por si só não substituirão as nossas 5 necessidades humanas básicas descritas por Maslow, que são as fisiológicas, as de segurança, as sociais, as de estima e as de autorealização.

Para que todas estas tecnologias sejam aplicadas e para que todas estas necessidades sejam alcançadas, os imóveis REAIS e não os do Metaverso, continuarão sendo necessários, para morarmos, trabalharmos, nos desenvolvermos, nos cuidarmos, nos divertirmos e consigamos interagir com outras pessoas.

Assim, o mercado imobiliário seguirá dinâmico, com a transação imobiliária acontecendo entre os imóveis já construídos, entre as novas unidades que serão construídas, tanto residenciais como comerciais, como também na venda de terrenos, que são a base para todo o desenvolvimento imobiliário.

Considerando o momento atual, vejo boas perspectivas para o ano de 2023 e os próximos anos. Dois fatores são importantes para o desenvolvimento do mercado imobiliário. Um deles é a empregabilidade, que segue positiva, e o outro é a taxa Selic, que no momento não está tão atrativa, mas que deverá iniciar sua redução ainda neste ano, favorecendo a compra de imóveis.

Para nossa região as expectativas são também muito boas, onde Joinville continua com sua economia pujante, mantendo o mercado imobiliário aquecido, e nossas cidades litorâneas mais próximas estão em pleno desenvolvimento imobiliário.

Vamos aproveitar todo este desenvolvimento tecnológico, que também está embarcado no mercado imobiliário, para investir na compra de imóveis, buscando a autorealização pela compra da moradia própria, ou buscando a formação de patrimônio com a compra de imóveis como investimento. Para os empreendedores também poderá ser o momento de investir na compra de um imóvel para instalação do seu negócio em uma sede própria.



Fabrício Roberto Pereira
(47) 99974-2702
fabricio@douglasimoveis.com.br
@fabricio_roberto_pereira 
Corretor e Avaliador de imóveis / Engenheiro Civil

Compartilhe: